Itinerários Formativos podem deixar de existir?

16 de junho de 2023


Com a abertura da consulta pública viabilizada pelo Ministério da Educação (no dia 24/04/2023) com foco na “Avaliação e Reestruturação da Política Nacional de Ensino Médio”, algumas dúvidas importantes vieram à tona. E, nesse sentido, uma das principais tem se referido às questões envolvendo os chamados Itinerários Formativos. Afinal de contas, eles correm o risco de deixarem de existir?

Relembrando os conceitos

Itinerários formativos nada mais são do que conjuntos de disciplinas, projetos, oficinas, núcleos de estudo e outras situações de trabalho que os estudantes podem escolher no ensino médio visando uma organização curricular que possa ser mais afeita às suas reais habilidades, predileções e vocações.

Resposta à pergunta inicial

Caso haja a revogação do Novo Ensino Médio, sim. Os Itinerários Formativos deixariam formalmente de existir, ou, no mínimo, seriam suspensos por um tempo específico. Porém, isso não significaria que os conteúdos trabalhados nesses formatos deixariam de ser oferecidos aos estudantes. Afinal, “diante dos tantos benefícios que têm sido proporcionados aos jovens ao longo desse tempo (através das vivências dos mesmos nessas frentes), com certeza esses conteúdos não seriam perdidos. As instituições de ensino poderiam continuar ofertando-os, ainda que através de outras formatações e nomenclaturas, como conteúdos extras, por exemplo”, afirma Francisca Carvalho, Coordenadora de Itinerários Formativos da Vortex Educação.   

Em meio às incertezas, uma certeza: Vortex Educação oferece ótimos Itinerários Formativos e o melhor Projeto de Vida

Vale ressaltar que, sempre priorizando o fortalecimento de uma educação movida a resultados, a Vortex Educação disponibiliza cinco ótimos itinerários formativos para os alunos das suas escolas parceiras, bem como o melhor Projeto de Vida. Nossos itinerários são focados na Educação Financeira, na Ciência de Dados, no Empreendedorismo, na Saúde e Qualidade de Vida e nas Tecnologias da Informação e Comunicação na Era Digital. E o nosso Projeto de Vida – o Projeto Baobá – tem tudo para fazer total diferença na formação dos jovens da sua instituição.

Ah, que tal conferir o seguinte link para ficar ainda mais por dentro do nosso Projeto de Vida? https://www.youtube.com/watch?v=6dDLI1heTAQ ).

E aí, curtiu? Para saber mais acerca de todas essas ferramentas que seguem fazendo parte do Novo Ensino Médio, acesse:  https://bit.ly/NovoEnsinoMedioVortex e/ou https://www.youtube.com/watch?v=20yKFk6gdFA (para desfrutar de uma abordagem ainda mais didática a respeito desse assunto). E para que seus alunos possam contar com o aparato mais qualificado diante dessas importantes mudanças, acesse logo o seguinte link https://linktr.ee/comercialvortex e entre em contato direto com algum representante da nossa equipe comercial. Que tal firmarmos essa parceria em prol de uma educação cada vez mais inovadora?