Você sabia que os podcasts podem ser aliados do ensino?

8 de setembro de 2023


Quando se trata da otimização do processo de ensino-aprendizagem, é inevitável que se considere uma diversificação dos formatos (quanto às transmissões dos conteúdos). Nesse contexto, os podcasts têm demonstrado um grande potencial para atuarem como verdadeiros aliados do ensino. Você sabe como isso é possível? Leia nosso post do início ao fim para obter essa resposta e muito mais! 

O que são podcasts?

Em suma, um podcast funciona como um programa de rádio (geralmente no formato de entrevistas informais) que se acessa pela internet através de vários dispositivos (PC, celular, tablet, etc). Os conteúdos em pauta são variados, tal como o tempo de duração de cada episódio.

Você já conhece o podcast da Vortex Educação?

Sim, é verdade! Nós criamos um podcast super legal que traz tudo sobre educação com quem mais entende do assunto. Você pode conferir nossos conteúdos com toda comodidade e em diversas plataformas. Spotify, Amazon Music, Deezer, Google Podcasts e, claro, o YouTube são as ferramentas que lhe conectam com o Na Real Cast, o podcast da Vortex Educação.

Para facilitar ainda mais esse acesso, uma simples ação é mais do que suficiente. Como assim? Clique no seguinte link e pronto!

–> https://linktr.ee/narealcast

Mas por que os podcasts podem ser, de fato, tão úteis no âmbito educacional?

Por vários motivos. Vamos aos principais: conferir os conteúdos expostos num podcast constitui uma ação prática, simples. E isso tende a gerar um interesse ainda maior nos estudantes, que não raramente se guiam pelo imediatismo. Outro ponto: os conteúdos ficam disponíveis 24 horas por dia. E tendem a ser absorvidos mediante aplicação de um menor esforço (se comparado com interações pautadas no ato de ler).  Além disso, essas ferramentas potencializam a criatividade dos alunos (na medida em que retém com mais facilidade a atenção dos mesmos), o senso de criticidade e a curiosidade. Ah, e não poderíamos deixar de frisar a essência inclusiva que rege esse tipo de produção. 

Dicas importantes

Podcasts podem nortear atividades diversas em sala de aula e também fora dela. Em sala de aula, determinados conteúdos expostos em programas nesse formato podem fomentar debates ricos, ajudando os alunos a ampliarem seus repertórios argumentativos e culturais. Assim, os jovens também podem assumir um maior protagonismo nesse contexto, o que é sempre muito bom. Ou seja, que tal fazer com que eles produzam seus próprios podcasts com base, por exemplo, nos mais diversos temas que se originam das vivências escolares?

Já fora da sala de aula, essas ferramentas podem nortear atividades complementares que podem dar uma verdadeira turbinada com relação àquilo que vem sendo trabalhado junto aos professores e aos colegas. Essas são apenas algumas possibilidades. É claro que há muito mais. E, mediante um olhar estratégico por parte dos educadores, bem como de planejamentos assertivos, muito mais vem à tona no intuito de consolidar o papel dos podcasts como aliados do ensino.