Fique por dentro da importância do uso de paradidáticos na educação infantil

30 de setembro de 2022


Eles ajudam as crianças a desenvolverem a criatividade e possibilitam aos educadores o desenvolvimento de um leque ainda mais interessante e lúdico de atividades em sala de aula com base nos mais diversos temas. Além disso, fazem com que os pequenos tenham ainda mais condições de, num futuro próximo, se tornarem leitores dos mais aplicados. E os benefícios decorrentes dos bons usos dessas ferramentas não param por aqui. Sim, hoje o Blog da Vortex Educação irá tratar da importância dos paradidáticos na Educação Infantil. Confira!

Mais benefícios  

Livros paradidáticos voltados para a educação infantil são, via de regra, repletos de ilustrações. Tais recursos servem para atrair ainda mais a atenção das crianças que, através disso, passam a desfrutar de uma alfabetização visual ainda mais eficiente. Outros pontos muito positivos que precisam ser ressaltados nesse contexto dizem respeito ao desenvolvimento de uma escuta mais qualificada nos pequenos e dos benefícios que se associam à lida com formas de linguagens variadas.  

Mais interação em sala de aula

Qualquer ambiente melhora quando uma boa história vem à tona. E com relação às salas de aula, claro, isso não é diferente. Os paradidáticos em questão possibilitam um maior nível de interação dos educadores com as crianças e das crianças com os coleguinhas, e podem servir de incentivo para que os pequenos comecem a produzir suas próprias histórias.

Nossos paradidáticos têm tudo para serem grandes aliados das crianças que  estudam na sua instituição
Nossos paradidáticos têm tudo para serem grandes aliados das crianças que estudam na sua instituição

Você sabia que a Vortex Educação disponibiliza ótimos paradidáticos para as nossas escolas parceiras?

Sim, nossos paradidáticos são incríveis e ampliam bastante (com muita qualidade!) os recursos didáticos a serem utilizados em sala de aula. E é evidente que o processo de ensino-aprendizagem destinado às crianças que entram em contato com alguns dos nossos enredos mais imaginativos e divertidos, além de serem otimizados em todos os aspectos, se associam a consequências muito importantes não só no presente, mas também no futuro dos aprendentes: “Quanto mais cedo a gente apresenta esse mundo da leitura para as crianças, melhor. Lá na frente elas terão tudo para serem grandes leitores. ”, afirma Dênia Berto, Analista Pedagógica da Vortex Educação. Segundo ela, “nós tivemos uma grande preocupação na hora de construirmos nossos paradidáticos. Tratam-se de leituras bem fáceis, lúdicas, dinâmicas, que facilitam muito a interação dos educadores com os pequenos. ”, garante.  

No total, são dois paradidáticos disponibilizados por ano – sendo um em cada semestre – com focos nos alunos dos níveis 2, 3, 4 e 5.

Ah, vale lembrar também que nossos livros paradidáticos voltados para educação infantil são ricamente ilustrados com personagens da nossa turminha, que é outro diferencial bem legal colocado em prol dos pequenos.