Você sabia que os podcasts podem ser aliados do ensino?

23 de fevereiro de 2023


Não é segredo para ninguém que a Educação precisa se adaptar às novas nuances tecnológicas continuamente. E, nesse contexto, os chamados podcasts têm se tornado verdadeiros aliados do ensino. Interessante, né? Então fique por dentro disso e muito mais lendo nosso post do início ao fim. Vamos lá?

O que são podcasts?

Em suma, um podcast funciona como um programa de rádio (geralmente no formato de entrevistas informais) cuja veiculação se dá através da internet. Assim, vários dispositivos (PC, celular, tablet, etc) permitem o acesso a esses programas. Os conteúdos em pauta, claro, variam, tal como o tempo de duração (que pode ser bem extenso).

Professor Alex Romero (à esquerda) e escritor parceiro Isaque Folha na gravação de um dos episódios do Na Real Cast, o podcast da Vortex Educação.
Professor Alex Romero (à esquerda) e escritor parceiro Isaque Folha na gravação de um dos episódios do Na Real Cast, o podcast da Vortex Educação.

Inúmeras vantagens

São muitas as vantagens que se associam à utilização dos podcasts como instrumentos de ensino. Para começar, eles fomentam um jeito mais leve e atraente de aprender. A interdisciplinaridade se faz um recurso essencial nesse contexto. E a tão importante autonomia se fortale junto aos estudantes. Além disso, os alunos ficam mais motivados para darem aquele “upgrade” na rotina de estudos. A flexibilidade de acesso aos conteúdos é outro diferencial importante. E a troca de ideias entre todas as partes envolvidas (educadores, estudantes e outros internautas) tem tudo para ser de enorme valia para os jovens. Tal como a diversificação das atividades propostas.

Você já conhece o podcast da Vortex Educação?

Sim, é verdade! Nós criamos um podcast super legal que traz tudo sobre educação com quem mais entende do assunto. Você pode conferir nossos conteúdos com toda comodidade e em diversas plataformas. Spotify, Amazon Music, Deezer, Google Podcasts e, claro, o YouTube são as ferramentas que lhe conectam com o Na Real Cast, o podcast da Vortex Educação.

Para facilitar ainda mais esse acesso, um clique é mais do que suficiente. Como assim? Utilize o seguinte link e pronto! https://linktr.ee/narealcast

Como criar um podcast?

É simples. Primeiramente é importante se pensar nas necessidades que são inerentes ao público-alvo dos programas. Na sequência, tem que se definir um nome para o podcast e elaborar a identidade visual que acompanhará as produções. Na sequência se estabelece os cortes temáticos, bem como os roteiros. E em meio a tudo isso há de se ficar atento aos programas e equipamentos necessários para esse fim.

E aí, curtiu? Sua escola disponibiliza conteúdos no formato podcast para seus alunos?