Foi dada a largada para o Programa de Formação Continuada 2023 da Vortex Educação

23 de maio de 2023


Começou! O Programa de Formação Continuada da Vortex Educação chegou com tudo e vem para fazer a melhor diferença no dia a dia dos educadores (das nossas escolas parceiras) dentro e fora das salas de aula. A primeira formação foi realizada na sexta-feira, 19/05, pela professora e autora de livros Raimundinha Alves, e teve como tema “Literatura infantil: interfaces entre a arte, a cultura e o conhecimento escolar”.

De acordo com a Base Nacional Comum Curricular – BNCC, para que haja eficiência e otimização no processo de ensino-aprendizagem, é necessário “selecionar, produzir, aplicar e avaliar recursos didáticos e tecnológicos para apoiar o processo de ensinar e aprender.” (versão MEC, pág. 17). É nesse contexto que o protagonismo do Programa de Formação Continuada 2023 que será oferecido pela Vortex Educação (de forma exclusiva para os professores das nossas escolas parceiras) vem à tona no intuito de fazer toda diferença no dia a dia dos educadores dentro e fora das salas de aula.

Enorme importância

Segundo Alex Romero, Diretor Pedagógico da Vortex Educação, esse programa gera impactos muito positivos em prol da Educação: “A formação continuada do professor é essencial para o aperfeiçoamento da prática pedagógica, além de influenciar diretamente no aspecto didático de ensino-aprendizagem”, afirma. Ainda de acordo com Alex, “as palestras visam, especialmente, o compartilhamento de experiências pedagógicas vinculadas às competências e habilidades presentes na Base. Por isso é importante a interação entre os participantes, uma vez que assim vamos enriquecer nossas práticas pedagógicas cotidianas”, continua. 

A BNCC apresenta mudanças relevantes em todos os segmentos de ensino, o que implica na necessidade de uma atualização constante por parte dos gestores, coordenadores e professores. No próprio documento, de caráter normativo, há todos os encaminhamentos a serem desenvolvidos ao longo das etapas da educação básica.

Mais benefícios

A participação no Programa de Formação Continuada também garante aos professores a chance de se tornarem mediadores no processo de transmissão dos conhecimentos junto aos alunos (o papel centralizador do educador em sala de aula tem se mostrado cada vez mais ultrapassado); além disso, a formação continuada ajuda esses profissionais a esboçarem estratégias que irão fomentar um maior nível de engajamento por parte dos estudantes, fato esse que torna o processo de ensino-aprendizagem mais eficiente; e, entre outros tantos benefícios, permite que possíveis dificuldades de aprendizagem sejam percebidas de forma mais rápida e que soluções que tenham por base esses problemas venham à tona com uma fluidez muito maior.

Atenção professores (as) das nossas escolas parceiras! Marquem nas suas agendas!

Dia 02/06/2023 – A formação com o tema “Os desafios da educação inclusiva na escola de hoje” será ministrada pela psicóloga Layse Polycarpo, às 14:30h.

Dia 16/06/2023 – A formação com o tema “As novas tecnologias da informação e da comunicação: como utilizar no cotidiano educacional?” será ministrada pelo professor Glayson Machado, às 16h.

No mais, para sempre ficarem bem por dentro acerca das próximas formações, basta dar sempre aquela conferida nas nossas redes sociais, certo?