14 de novembro de 2024
Ontem, 13 de novembro, a Vortex Educação realizou a 4ª edição do Prêmio “Aura Pedagógica”. Este ano, foram coroadas a escola Coopelg BJ, da cidade de Bom Jesus – PI, e, de forma especial, a professora Thaís Beserra, com o 1º lugar.
Com o projeto “Matemática Mágica – Aventura da Inovação”, a instituição vencedora mostrou como a criatividade pode transformar o aprendizado, ainda mais tendo em vista uma disciplina que costuma ser o “bicho-papão” de crianças e adolescentes: a matemática.
“Notamos que as crianças precisavam de um estímulo a mais para aprender matemática. Então, agimos de modos diferentes, utilizando uma abordagem inovadora para que as crianças não achassem que, lá na frente, a matemática é algo chato e difícil”, explica a professora Thaís.
Assim, as aulas passaram a ser mais dinâmicas e lúdicas. E, em alguns momentos, havendo, inclusive, a participação das famílias na realização das atividades. Os feedbacks recebidos não poderiam ser melhores: os alunos passaram a falar de matemática em casa, contando o que tinham visto e aprendido em sala de aula.
“Nosso projeto provou que o ato de aprender pode ser uma verdadeira aventura. Por isso, a Equipe Coopelg decidiu que essa iniciativa não só deve continuar, como também deve se expandir para toda a escola”, diz Marjoíres Ribeiro, Coordenadora Pedagógica da Coopelg.
Outros destaques
A professora Geiza Lisboa apresentou o projeto “Jogos Matemáticos Ensinam Mais que Demais”, representando o Centro Educacional Maria Zélia (localizada em Salvador – BA), e conquistou o 2º lugar.
O outro destaque da noite, agraciado com o 3º lugar, ficou por conta da professora Daniellane, que apresentou o projeto da escola Mosaico Kids (de Brasília – DF) intitulado de “Casa dos Números – A Aventura da Subtração”.
Convite feito
A 4ª edição do Prêmio Aura Pedagógica contou com a participação expressiva das escolas parceiras da Vortex Educação e a ideia é que, nos próximos anos, o número de participantes mantenha-se numa crescente: “entregamos os prêmios especialmente com a ideia de que isso fomente as outras escolas a participarem e a criarem práticas pedagógicas inovadoras. O intuito é o de melhorar, cada vez mais, o processo de ensino-aprendizagem que é oferecido por elas”, afirma Alex Romero, CEO da Vortex Educação.
Segundo ele, a iniciativa que conquistou o posto mais alto do pódio trouxe um diferencial de impacto em sua metodologia e, muito em função disso, sagrou-se como o grande destaque dessa noite inesquecível: “além da criatividade e da inovação aplicados ao ensino da matemática, eles trouxeram os pais (dos alunos) para participarem do projeto, levaram a família para dentro da escola. Isso foi decisivo”, conclui.