Projeto da Escola Lápis na Mão (PB) é o grande vencedor do Prêmio Aura Pedagógica 2025! 

16 de outubro de 2025


Uma noite repleta de emoções, inspirações e reconhecimento. Assim podemos definir a culminância do Prêmio Aura Pedagógica 2025, realizada ontem, 15/10, Dia dos Professores, no Espaço Piauhy. O tema da edição deste ano foi: “Conectando Saberes e Soluções Pedagógicas a uma Aprendizagem Significativa”

O maior destaque da noite ficou por conta de Michele Lima, que esteve à frente do projeto “Leitura Viva: Metodologias Ativas na Formação de Leitores”. Ela leciona na escola Lápis da Mão (PB) e, através dessa iniciativa, transformou a leitura em uma experiência dinâmica e colaborativa. Do 6º ao 9º ano, os estudantes vivenciaram práticas que estimularam protagonismo, comunicação, criatividade e cidadania, tornando o ato de ler mais próximo e envolvente. 

Mesmo sabendo de toda a qualidade e relevância que marcaram seu projeto, Michele admite que a ficha demorou para cair: “foi com muita surpresa que a gente recebeu esse prêmio, porque estávamos concorrendo com projetos muito bons. Então recebemos com gratidão e também com muita emoção esse reconhecimento, que foi resultado de alguns meses de preparação, foi resultado de uma participação ativa, tanto dos alunos, como também dos professores. Esse não é um prêmio só meu e da Cassandra, é um prêmio de toda escola Lápis na Mão”, disse.   

O 2º lugar ficou com o professor Vinícius Miguel, atuante no Colégio Novo Heliópolis. Ele é autor do projeto “Ler por Querer”. Sua iniciativa despertou o interesse pela literatura, criou trocas entre os alunos e abriu espaço para que cada estudante descobrisse ‘seu livro’.

Por fim, Thays Silva, professora da escola Tio Patinhas, liderou o projeto “Pequenos Cientistas: uma Aventura pelo Mundo” e ficou com o 3º lugar. Inspirada no livro ‘Benjamin, o Curioso’, a iniciativa promoveu atividades sensoriais que estimulam investigação e criatividade. 

Sucesso total 

Tendo em vista toda a dedicação, amor e profissionalismo que deram vida às propostas apresentadas, o sentimento que fica só poderia ser mesmo de muita satisfação: “foram muitas escolas participantes, e eu gostaria de parabenizar as três finalistas, e, em especial, a campeã, a escola Lápis na Mão, lá de Santa Rita, na Paraíba. Parabéns também Nova Heliópolis, de Garanhuns, e também Tio Patinhas, de Brasília. Vocês trouxeram projetos maravilhosos. Os professores pensaram de forma muito eficiente a ideia de conectar os saberes às soluções pedagógicas no intuito de tornar a aprendizagem cada vez mais significativa”, afirma Alex Romero, CEO da Vortex Educação.  

Sobre o Prêmio Aura Pedagógica 

O Prêmio Aura Pedagógica é uma iniciativa da Vortex Educação, junto às suas escolas parceiras, que visa reconhecer e incentivar práticas pedagógicas inovadoras que possam ter protagonismo no desenvolvimento de uma educação cada vez mais inclusiva, eficiente, humanizada e plenamente antenada com as demandas mais atuais do segmento.  

“Esse é o momento que a Vortex promove com todas as nossas escolas parceiras dando a possibilidade para que elas apresentem os seus projetos e a gente possa avaliar aqui, os projetos de toda a rede. Queremos saber quem está fazendo destaques, a promoção da educação dos nossos alunos utilizando os nossos materiais”, explica Rafael Lima, Presidente do Grupo CEV.  

O tema do Prêmio Aura Pedagógica 2026 está definido! 

Sim, e a ideia é que o edital da próxima edição já possa ser lançado em dezembro. Assim, no próximo ano, os projetos concorrentes deverão ter como base o seguinte tema: “Educação Sustentável na Comunidade: Construindo o Presente com Olhar no Futuro”

Como sempre, um tema bem atual e de extrema importância, né? Em 2026, o Prêmio Aura Pedagógica virá com ainda mais força e emoção! Fique ligado (a) em nossos canais de comunicação para não perder nenhuma das nossas novidades! 

⁠