Sua escola tem um projeto socioemocional que seja realmente adequado para a educação infantil?

7 de outubro de 2022


Habilidades socioemocionais são fundamentais na vida de qualquer pessoa, e o quanto antes elas puderem ser incentivadas, maiores serão as chances de o indivíduo desfrutar de uma vida mais saudável e devidamente preparada para os crescentes desafios do século XXI. Nesse sentido, projetos socioemocionais que sejam realmente adequados para a educação infantil se tornam essenciais para que haja uma formação que possibilite não apenas bons desempenhos por parte dos pequenos em sala de aula, mas que também fomente as condições necessárias para a construção de verdadeiros e resolutivos cidadãos no futuro.

Grande importância

Através de um projeto socioemocional realmente eficiente, as crianças são estimuladas no ambiente escolar a compreenderem melhor as próprias emoções e também as emoções dos outros, especialmente dos coleguinhas. A ideia é que parâmetros como “consciência social”, “tomada de decisões”, “autoconhecimento”, “gestão de pensamentos e emoções” e “habilidades de relacionamento” possam ser desenvolvidos por meio das atividades que irão nortear o projeto no intuito de que haja uma otimização das relações interpessoais praticadas pelas crianças.

Como fazer?

São muitas as frentes que podem ser exploradas quando a ideia é dar vida a um projeto socioemocional destinado ao público infantil. Basta que sejam levados em conta os parâmetros citados acima e que a criatividade a ser utilizada nesse contexto seja capaz de conceber práticas de fato viáveis. Além disso, devem ser considerados os chamados “direitos de aprendizagem” previstos pela BNCC, a saber: “conviver”, “brincar”, “participar”, “explorar”, “expressar” e “conhecer-se”. Tudo isso deverá nortear o que será proposto.

Quanto mais cedo o desenvolvimento das habilidades socioemocionais começar, melhor
Quanto mais cedo o desenvolvimento das habilidades socioemocionais começar, melhor

Nesse caso, o trabalho com o lúdico é praticamente um item “obrigatório” do planejamento. Desenhos animados, filmes e livros infantis podem servir de inspiração para muitas atividades que se mostrem atrativas para os pequenos. A cada história que vem à tona (através de uma prática de leitura, por exemplo), um sentimento em específico pode ser escolhido para ser debatido numa roda de conversa de forma bem imaginativa e eficiente (apenas para citar mais uma possibilidade).

Outro ponto muito importante diz respeito a opção por atividades que também possam incluir a participação das famílias das crianças. Quanto maior o nível de integração entre a escola e as famílias, melhores tendem a ser os resultados decorrentes do projeto. Vale ressaltar, claro, que jogos e brincadeiras educativas são alternativas que têm tudo para serem igualmente eficazes nesse contexto.

Escolas parceiras da Vortex Educação têm mais facilidade para viabilizarem um projeto socioemocional de qualidade para as crianças

A Vortex Educação e a Eai Educa firmaram uma importante parceria que tem rendido ótimos frutos para as nossas escolas parceiras. Crianças e jovens que já aproveitam tudo que nossos materiais didáticos têm a oferecer passaram a ter oportunidade de desenvolverem ainda mais sob a ótica da inteligência emocional, diferencial esse tão importante na formação de qualquer indivíduo. Incrível, né? Então para saber mais sobre essa possibilidade que tem tudo para fazer total diferença na formação dos aprendentes da sua instituição, acesse: https://vortexeducacao.com.br/parceria-vortex-eai-educa/).

Para complementar  

Além de todas as atividades que já foram propostas, outras que não devem ser esquecidas são: ações que tenham por foco práticas de desenhos e autorretratos; régua ou painel das emoções; ações que possam viabilizar o compartilhamento de talentos entre os alunos e também ações que detenham um caráter solidário, abrindo a mente dos pequenos para a importância de se considerar o bem-estar da coletividade e de se fazer a diferença no meio social.

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