16 de janeiro de 2023
Habilidades socioemocionais são fundamentais na vida de qualquer pessoa. E o quanto antes elas crescerem, maiores serão as chances de o indivíduo desfrutar de uma vida mais saudável. Nesse sentido, projetos socioemocionais realmente adequados para a educação infantil são essenciais. A ideia é que se viabilize uma formação que possibilite não apenas bons desempenhos por parte dos pequenos em sala de aula. E, sim, que também fomente as condições necessárias para a construção de verdadeiros e resolutivos cidadãos no futuro.
Através de um projeto socioemocional eficiente, as crianças passam a compreender melhor as próprias emoções no ambiente escolar. Além disso, compreendem melhor também as emoções dos outros, especialmente dos coleguinhas. A ideia é que parâmetros como “consciência social”, “tomada de decisões”, “autoconhecimento”, “gestão de pensamentos e emoções” e “habilidades de relacionamento” se desenvolvam por meio das atividades que irão nortear o projeto no intuito de que haja uma otimização das relações interpessoais praticadas pelas crianças.
São muitas as frentes possíveis quando a ideia envolve a criação de um projeto socioemocional destinado ao público infantil. Basta que se considere os parâmetros citados acima. E que a criatividade utilizada nesse contexto seja capaz de conceber práticas de fato viáveis. Além disso, precisa-se considerar os chamados “direitos de aprendizagem” previstos pela BNCC, a saber: “conviver”, “brincar”, “participar”, “explorar”, “expressar” e “conhecer-se”. Tudo isso deverá nortear o que será proposto.
Nesse caso, o trabalho com o lúdico é praticamente um item “obrigatório” do planejamento. Desenhos animados, filmes e livros infantis podem servir de inspiração para muitas atividades que se mostrem atrativas para os pequenos. A cada história que vem à tona (através de uma prática de leitura, por exemplo), se pode escolher um sentimento em específico. E a escolha em questão pode ser debatida numa roda de conversa de forma bem imaginativa e eficiente (apenas para citar mais uma possibilidade).
Outro ponto muito importante diz respeito a opção por atividades que também possam incluir a participação das famílias das crianças. Quanto maior o nível de integração entre a escola e as famílias, melhores tendem a ser os resultados decorrentes do projeto. Vale ressaltar, claro, que jogos e brincadeiras educativas são alternativas que têm tudo para serem igualmente eficazes nesse contexto.
Além de todas as atividades que já foram propostas, outras que não devem ser esquecidas são: ações que tenham por foco práticas de desenhos e autorretratos; régua ou painel das emoções; ações que possam viabilizar o compartilhamento de talentos entre os alunos e também ações que detenham um caráter solidário, abrindo a mente dos pequenos para a importância de se considerar o bem-estar da coletividade e de se fazer a diferença no meio social.