Fique por dentro de 4 possíveis temas para a prova de redação do ENEM

6 de outubro de 2023


“Cravar” o tema de uma futura prova de redação do ENEM é uma tarefa impossível. Mas é plenamente viável que alguns “temas-chaves” possam otimizar a preparação dos estudantes para o que virá. Como? Leia nossa matéria na íntegra para que você encontre essa resposta e muito mais!

Mediante uma análise acerca dos temas de provas anteriores, bem como das principais notícias do período (as quais, por ventura, dizem respeito à apresentação de problemas que “clamam” por soluções) esse exercício fica mais fácil.

Tal escolha leva em conta aspectos relacionados aos âmbitos político, social, científico e também cultural. Ela – a escolha – sempre é feita tendo por base a relevância do assunto em questão junto à coletividade e, no que que se refere a prova em si, vem acompanhada de textos de apoio que devem ser muito bem aproveitados pelos candidatos.

Logo, tendo por base esses critérios, o Blog da Vortex Educação selecionou 4 temas bem interessantes para serem trabalhados junto aos estudantes de maneira prévia. Vamos lá?

1. Impactos das I.A na sociedade

A Inteligência Artificial vem, a passos largos, ocupando espaços em praticamente todas as áreas. E, por ser algo ainda muito recente, debates acalorados atribuem a essas tecnologias um caráter dúbio quanto ao papel que exercem no meio social. Ou seja, ora são heroínas; ora vilãs; ora são ambas (ao mesmo tempo!). Desse modo, em virtude do alto nível de atualidade que rege esse tema, e pelo fato de ele ser do interesse de toda a sociedade, consideramos que ele merece o nosso “1º lugar”, concorda?

2. Educação num cenário pós-pandêmico: quais são os desafios?

Embora tenha sido decretado o fim da emergência global para a pandemia de Covid-19, efeitos relacionados a ela ainda são perceptíveis em muitos contextos e, com especial destaque, no âmbito educacional. Estudantes de todas as idades têm lidado com prejuízos que vão desde um processo de alfabetização precarizado (no caso dos mais novos) até problemas que envolvem índices maiores de evasão escolar e distúrbios de ordem emocional, tais como ansiedade, depressão e afins (especialmente no caso de alunos mais experientes). Então você concorda que toda essa problemática constitui algo para “se ficar de olho?”.

3. Escravidão moderna no Brasil: causas e propostas de intervenção

Engana-se quem pensa que o tema escravidão é coisa do passado, ainda mais quando se trata de Brasil. Por aqui, a escravidão moderna só aumenta e, claro, representa um problema social que precisa acabar o quanto antes. Para se ter uma ideia, só em 2023, de janeiro a março, 918 vítimas de trabalho escravo foram resgatadas pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Um verdadeiro (e lamentável!) recorde. Tendo em vista a relevância desse tema, recomendamos que se viabilize uma atenção bem vigorosa acerca dele, certo?

4. Como fortalecer a participação das mulheres no cenário político brasileiro?    

O Brasil ainda está entre os países que apresentam os menores índices de representatividade feminina nos parlamentos federais. E, nesse sentido, vários fatores contribuem para a manutenção dessa triste realidade. Para se ter uma ideia, dados da União Interparlamentar (recentes) dão conta de que a presença das mulheres na Câmara dos Deputados é de apenas 17,7%. Além disso, dos 32 partidos políticos existentes no Brasil, apenas dois são presididos por mulheres. Assim, diante de números tão desiguais, e das tantas dificuldades (muitas dessas absurdas) que as mulheres enfrentam no dia a dia em solo brasileiro, esse realmente soa como um assunto que pode, sim, basear a prova de redação do ENEM em 2023, não acha?

E aí, curtiu? Que outros temas estão sendo considerados por seus professores de redação visando o ENEM 2023?