Sua escola é uma aliada do meio ambiente?

5 de junho de 2023


“Só jogue no rio (ou no mar) o que o peixe pode comer” – disse certa vez o grande Ziraldo. E, claro, seria lindo se todas as pessoas tivessem essa consciência e adotassem essa postura no trato com o meio ambiente. “Mas, porém, contudo, entretanto”: a vida é cheia de conjunções adversativas, não é mesmo? Ações danosas à natureza ocorrem de forma diária por todo o mundo e, especialmente, por todo Brasil (infelizmente!).

Assim, a escola desponta como uma das mais importantes aliadas do meio ambiente, na medida em que tem tudo para otimizar o nível de conscientização dos seus estudantes a respeito desse tema tão importante. E o bom é que são várias as possibilidades que podem ser exploradas pela escola visando essa parceria essencial com a natureza. Vamos conferir algumas delas?  

Várias aulas podem ter por foco essa temática e explorarem aspectos como: a importância da preservação ambiental; a política dos 3 R’s da sustentabilidade; agroecologia; energias sustentáveis e muito mais. 

Muito além da sala de aula

Bem sabemos que atividades práticas tendem a reforçar com grande eficiência a absorção dos conhecimentos que são transmitidos nos encontros teóricos, certo? E no que se refere a esse contexto, isso não seria diferente. Os alunos ficarão ainda mais empolgados no trato com essa temática se puderem interagir de forma presencial com a natureza e suas diversas nuances, ficando ainda mais por dentro acerca do papel que cada uma das partes (direta ou indiretamente relacionadas ao meio ambiente) desempenham.

Outra opção bem interessante pode ser garantida pela sétima arte: filmes e documentários têm tudo para nortear discussões bastante ricas entre professores e alunos. E é claro que o Blog da Vortex Educação vai facilitar o seu trabalho de pesquisa: Wall-E (2008), O Lorax: Em Busca da Trúfula Perdida (2012); Xingu (2011); A Lei da Água: Novo Código Florestal (2015); Cowspiracy: O Segredo da Sustentabilidade (2014); Como Mudar o Mundo (2015); Oceanos de Plástico (2016); Mission Blue (2014); O Sal da Terra (2014); Minimalismo: Um Documentário Sobre as Coisas Importantes (2016) e, dentre outras inúmeras opções, Procurando Nemo (2003) são ótimas pedidas. Basta observar a indicação etária da obra audiovisual que se pretende veicular para os alunos e pronto! Diversão e aprendizagem irão consolidar uma parceria incrível certamente.

Você sabia que a Vortex Educação é uma grande parceira do meio ambiente?

Sim, é verdade: responsabilidade ambiental a gente também encontra por aqui! Nossos livros contam com o selo FSC, ou seja, eles são produzidos com matérias-primas provenientes de manejo florestal sustentável. Além disso, as tintas utilizadas nos materiais das crianças são livres de quaisquer toxinas, fazendo com que os pequenos que usam nossos livros aprendam de forma plena e segura. Maravilhoso, né?

Mãos à obra

Para finalizar esse compilado de sugestões tão legais, que tal proporcionar aos alunos a participação dos mesmos em plantios de árvores? Se sua escola tiver espaço físico compatível com a viabilização de uma área verde interna, ótimo. Caso contrário, essa atividade pode ser perfeitamente realizada em algum espaço externo e adequado da sua cidade. Ou seja, possibilidades não faltam!

E aí, curtiu? Sua escola é uma parceira do meio ambiente? Quais são as atividades que são realizadas ao longo do ano com o propósito de fortalecer o elo entre sua instituição e a natureza?