Saiba como a sua escola pode ajudar os alunos a otimizarem os estudos

1 de setembro de 2022


Estudar não é algo fácil. É claro que há aquelas pessoas que de fato sentem muito prazer quando estão imersas num processo de absorção de conhecimentos pautado em livros, aulas e outros recursos do gênero. Mas podemos observar que, para a maioria, a arte de aprender – embora imensuravelmente recompensadora – tende a ser deveras desgastante. E, diante de tal constatação, toda ajuda é, claro, muito bem-vinda.

Por isso é tão importante que os educadores reforcem em sala de aula o protagonismo que algumas ações simples podem vir a ter na busca por uma otimização do processo de ensino-aprendizagem vivenciado pelos estudantes.

Quais são essas ações?

Para começar, precisamos reforçar: “o básico funciona”. Ou seja, a elaboração de um plano de estudos que seja de fato viável é fundamental. Revisões, resumos, fichamentos, resolução de questões, uso de métodos auditivos e visuais, o ato de grifar as partes mais relevantes dos textos e mais: tudo isso pode (e deve) fazer parte de uma rotina de estudos que se propõe a gerar os melhores resultados.

Além disso, a elaboração de perguntas e respostas acerca dos conteúdos trabalhados, a prática da escrita e o bom uso acerca dos aparatos tecnológicos disponíveis possibilitam alguns dos estímulos mais fortes em prol dos maiores níveis de aprendizagem. 

A alegria no semblante de uma jovem que encontrou os caminhos de uma aprendizagem otimizada.
A alegria no semblante de uma jovem que encontrou os caminhos de uma aprendizagem otimizada

Equilíbrio é peça-chave

Tempo para o lazer e para o desenvolvimento de práticas que possam ir ao encontro do fortalecimento das habilidades socioemocionais também são essenciais para que haja uma melhora no rendimento dos alunos. E quanto a este segundo aspecto, nada melhor do que se oferecer para os jovens um programa socioemocional de excelência, a exemplo do que a Vortex Educação disponibiliza para as suas escolas parceiras por intermédio da parceria vivenciada com a Eai Educa, instituição de referência no segmento educacional que visa ajudar crianças e jovens através da educação socioemocional.

Vale ressaltar que através do Programa de Formação Continuada 2022 que a Vortex Educação oferece para os professores das nossas escolas parceiras, os educadores passam a ter também mais condições de viabilizarem estratégias que motivem ainda mais os alunos quanto ao ato de estudar de uma forma mais eficaz.

Quais são os erros mais comuns na hora de estudar?

Falta de planejamento; distrações excessivas; a não retirada de dúvidas nas horas das aulas; a não viabilização de um local adequado de estudos em casa; o desconhecimento acerca dos pontos fortes e dos pontos fracos no que se refere aos conteúdos que compõem as diversas disciplinas; a falta de tempo para se vivenciar atividades que possam promover bons níveis de relaxamento e descontração: lacunas como essas (e tantas outras) precisam ser evitadas a todo custo se a meta em questão diz respeito a uma otimização das horas de estudos.