Como incentivar os pequenos a interagirem com a natureza?

2 de outubro de 2023


No dia 04/10 se comemora o Dia da Natureza. E o Blog da Vortex Educação aproveita para trazer ótimas dicas acerca de como a parceria com a natureza pode ser fortalecida, especialmente em prol da melhor formação dos pequenos. 

Por que as crianças devem interagir com a natureza?

A pauta preservação ambiental está, a cada dia, mais viva. E o contato dos pequenos com a natureza faz com que eles comecem a entender a importância da biodiversidade, do meio ambiente como um todo. A partir de tais noções, eles passam a protagonizar ações de cuidado e respeito em prol dessa preservação no presente. E têm tudo para que possam fazer o mesmo no futuro, tendo em vista, claro, até mesmo uma intensificação desses gestos.

Além disso, vivências com a natureza são importantes para a manutenção do bem-estar físico e mental dos aprendentes. O processo de aprendizagem se fortalece e, consequentemente, o rendimento escolar. E, como se não bastasse, habilidades socioemocionais também se desenvolvem.

Como incentivar o contato das crianças com a natureza?

Sim, ações muito simples fazem total diferença nesse contexto. O cultivo de uma mini horta em casa e/ou na escola pode ser um bom começo, não é mesmo? Limitar o tempo de exposição às telas ao qual os pequenos são submetidos é outra providência bem importante. Passeios e vivências ao ar livre e contações de histórias que tragam à tona esse protagonismo do meio ambiente são muito interessantes. E, ah, não poderíamos deixar de frisar a importância do suporte que as famílias precisam dar nesse sentido. Afinal, quanto mais os pequenos se depararem com bons exemplos, mais motivados e mais inspirados eles ficam para reproduzi-los.

A importância da parceria com a Vortex Educação (também) nesse contexto

Sim, professores de várias das nossas escolas parceiras – espalhadas pelos mais diversos cantos do Brasil – têm tido mais facilidade para conceberem atividades que propiciam o fortalecimento desse vínculo dos pequenos com a natureza. Por meio do aporte oferecido, nesse sentido, por vários dos nossos materiais didáticos voltados para a Educação Infantil, os pequenos dessas instituições têm sido motivados de forma muito eficiente, lúdica e divertida.

Vale ressaltar que nossos livros contam com o selo FSC, ou seja, eles são produzidos com matérias-primas provenientes de manejo florestal sustentável. Além disso, as tintas utilizadas nos materiais das crianças são livres de quaisquer toxinas, fazendo com que os pequenos que usam nossos livros aprendam de forma plena e segura. Maravilhoso, né?

E aí, curtiu? Para conhecer as nossas soluções educacionais, acesse logo o seguinte link https://linktr.ee/comercialvortex e entre em contato direto com algum representante da nossa equipe comercial. Que tal começar o processo de otimização do ensino oferecido por sua instituição hoje?