Sua escola oferece uma educação digital de qualidade?

5 de junho de 2023


A tecnologia tem participado de forma cada vez mais efetiva no segmento educacional, todos sabemos. Mas não basta que as instituições de ensino ofereçam aparatos tecnológicos compatíveis com as novas demandas. É preciso capacitar estudantes e professores no intuito de que tais estruturas possam, de fato, potencializar o processo de ensino-aprendizagem. E a chamada educação digital é peça-chave nisso. Até porque não necessariamente quem conhece as principais novidades do âmbito tecnológico (a exemplo de boa parte dos jovens sempre tão conectados) sabe usá-las no intuito de desenvolver o nível de retenção de conteúdos nas aulas.   

Então, neste post, trataremos das ferramentas metodológicas que podem ajudar os alunos a otimizarem o trato com essas nuances da modernidade para fins educacionais. E, no próximo (post), vamos focar nos professores (tendo por base esse mesmo contexto). Afinal, o bom uso da tecnologia em prol do ensino precisa ser praticado por todos, não é mesmo?

Ah, vale ressaltar que a inclusão digital é algo que tem a importância reconhecida pela própria Base Nacional Comum Curricular, BNCC.

Inúmeras possibilidades

São muitas as formas mediante as quais a educação digital pode ser trabalhada. Vamos às principais: gamificação; biblioteca digital; chatbots; realidade virtual e realidade aumentada; programação e robótica; uso otimizado de dispositivos mobile, e, entre outras possibilidades, hão de serem lembradas também as plataformas de aprendizagem. Sobre estas últimas, podemos citar a Plataforma Sagaz (plataforma de ensino oferecida pela Vortex Educação às escolas parceiras) como um ótimo exemplo.

Nela, o estudante encontra uma trilha de aprendizagem por disciplina; livros digitalizados; quizzes para serem respondidos em casa e também na sala de aula; curadoria de vídeos; monitoria com aquela pegada de fórum e relatórios de rendimento.

O professor, por sua vez, também conta com vários recursos incríveis, tais como: aba para formação continuada dos professores; capacitações do projeto de vida e dos itinerários formativos; banco com mais de 80 mil questões; aba para envio de arquivos para as turmas; ambiente de agenda e livro do professor digitalizado.

O uso criativo e bem planejado de todas essas ferramentas tem tudo para facilitar a lida de crianças e jovens com o mundo digital com foco na otimização da aprendizagem.

Benefícios muito importantes

A educação digital promove um maior nível de engajamento dos alunos nas aulas; é uma grande aliada da aprendizagem na medida em que a fomenta de maneira bem mais divertida e dinâmica (se comparada a outras alternativas mais tradicionais); ajuda os estudantes a desenvolverem um maior senso de autonomia; expande o repertório de referências nas quais os estudantes podem encontrar subsídios necessários visando a fixação de informações acerca de determinado assunto, ou mesmo o próprio desenvolvimento do repertório argumentativo e muito mais.   

E aí, curtiu? Que tal você se tornar agora um parceiro da Vortex Educação e poder usufruir de recursos como os que a nossa Plataforma Sagaz oferece? Acesse logo o seguinte link https://linktr.ee/comercialvortex e entre em contato direto com algum representante da nossa equipe comercial. Comece a otimizar a qualidade do ensino oferecido por sua instituição hoje!