No mês da Ciência e da Tecnologia, entenda a importância das metodologias ativas

16 de outubro de 2023


De forma sucinta, o mês da Ciência e da Tecnologia existe para que as descobertas científicas já feitas até então sejam homenageadas, valorizadas, e também para que se viabilizem incentivos preciosos com relação à concretização de novos e necessários avanços científicos.  

Nesse sentido, algumas características são inerentes a quem promove esse tipo de descoberta. Geralmente trata-se de pessoas curiosas, sempre ávidas por conhecimentos. Pessoas que focam em soluções que podem abraçar a todos e que, na prática, visam ser agentes transformadores da sociedade. Esse perfil, claro, não se consolida “da noite para o dia”. Na verdade, ele se inicia já no transcorrer da formação básica do indivíduo. Assim, nesse contexto, emergem algumas ferramentas bem importantes, entre as quais se destacam as chamadas metodologias ativas de aprendizagem.

Elas potencializam a criatividade, o senso de empatia e o senso crítico. Além disso, conferem uma maior autonomia aos estudantes, melhoram o senso de trabalho em equipe deles, os tornam mais responsáveis e, além de tudo isso, possibilitam que crianças e jovens assumam o protagonismo no processo de ensino-aprendizagem.

Alternativas diversas

Nesse contexto, não faltam opções. Gamificação, design thinking, cultura maker, aprendizagem baseada em problemas, aprendizagem baseada em projetos, estudos de casos são ótimos exemplos. Pensou que acabou por aqui? Não mesmo. Tem mais: sala de aula invertida, seminários e discussões, pesquisas de campo, storytelling, aprendizagem entre pares e times, ensino híbrido e rotação por estações são outras possibilidades bem interessantes.   

Você conhece a Plataforma Sagaz? Ela é uma das soluções de ensino oferecidas pela Vortex Educação e vai muito ao encontro do que propõem as metodologias ativas

Com a Plataforma Sagaz, o estudante e o professor têm acesso a diversos recursos que ajudam bastante na rotina escolar e no processo de ensino-aprendizagem.

Em suma, estudante conta com trilha de aprendizagem por disciplina; livros digitalizados; quizzes para serem respondidos em casa e também na sala de aula; curadoria de vídeos; monitoria com aquela pegada de fórum e relatórios de rendimento.

O professor, por sua vez, também conta com vários recursos incríveis, tais como: aba para formação continuada dos professores; capacitações do projeto de vida e dos itinerários formativos; banco com mais de 80 mil questões; aba para envio de arquivos para as turmas; ambiente de agenda e livro do professor digitalizado.

E aí, curtiu? Que tal você se tornar agora um parceiro da Vortex Educação e poder usufruir de recursos como os que a nossa Plataforma Sagaz oferece? Acesse logo o seguinte link https://linktr.ee/comercialvortex e entre em contato direto com algum representante da nossa equipe comercial. Comece a otimizar a qualidade do ensino oferecido por sua instituição hoje!