Você sabe o que é a educação 5.0?

6 de novembro de 2023


Uma educação que se norteia por tudo o que a tecnologia tem a oferecer. Mas, que, ao mesmo tempo, associa-se aos caminhos da humanização e do autoconhecimento. De forma simplificada, essa é a essência da chamada “educação 5.0”. E, neste post, você ficará ainda mais por dentro desse conceito ao qual tantos benefícios estão relacionados.

Você sabe quais são as diferenças existentes entre educação 4.0 e educação 5.0?

Não há tantas diferenças assim. Mas as poucas que existem são muito significativas. Ou seja, a educação 4.0 tem por foco todo esse auxílio que a tecnologia pode conferir à otimização do processo de ensino-aprendizagem. Já a 5.0 é uma versão aprimorada dessa fase anterior, pois ela também se pauta pela otimização do processo de ensino-aprendizagem que vem em decorrência dessa parceria entre educação e tecnologia, mas também prioriza outros fatores com base nessa soma. No caso, o desenvolvimento socioemocional dos estudantes, bem como a busca por soluções que melhorem a vida de todas as pessoas.

Quais são os benefícios associados à educação 5.0?

A educação 5.0 fomenta o desenvolvimento do senso de colaboração; potencializa a criatividade dos estudantes e o fortalecimento de habilidades socioemocionais; permite que um maior nível de proatividade seja vivenciado por ocasião do surgimento de situações desafiadoras, ou seja, possibilita um melhor gerenciamento de conflitos e aperfeiçoa a busca por soluções; melhora a comunicação e, além disso, facilita a convivência (na medida que crianças e jovens tendem a desenvolverem ainda mais parâmetros como respeito e empatia).

Como aplicar a educação 5.0 na sua instituição de ensino?

Para que a educação 5.0 seja colocada em prática numa instituição de ensino, dois pilares se fazem essenciais. O primeiro deles diz respeito ao investimento em tecnologias educacionais. Essas tecnologias, por suas vezes, podem ser voltadas para a concretização de vivências que tenham por base uma plataforma educacional, realidade virtual, realidade aumentada, learning  analytic e muito mais.

E o outro pilar que se destaca nesse contexto se refere à capacitação dos professores. Afinal, a equipe docente precisa estar devidamente preparada para que possa fazer um uso adequado de todo esse aparato, o qual, como vimos, oferece muito mais do que possibilidades técnicas, mecânicas, objetivas.

Você conhece a Plataforma Sagaz? Ela é uma das soluções de ensino oferecidas pela Vortex Educação para as suas escolas parceiras e pode ser uma das bases para a consolidação da educação 5.0 na sua instituição!

Com a Plataforma Sagaz, o estudante e o professor têm acesso a diversos recursos que ajudam bastante na rotina escolar e no processo de ensino-aprendizagem.

O estudante conta com trilha de aprendizagem por disciplina; livros digitalizados; quizzes para serem respondidos em casa e também na sala de aula; curadoria de vídeos; monitoria com aquela pegada de fórum e relatórios de rendimento.

O professor, por sua vez, também conta com vários recursos incríveis. Exemplos: aba para formação continuada dos professores; capacitações do Projeto de Vida e dos Itinerários Formativos; banco com mais de 80 mil questões. E tem mais: aba para envio de arquivos para as turmas; ambiente de agenda e livro do professor digitalizado.

E aí, curtiu? Que tal você se tornar agora um parceiro da Vortex Educação e poder usufruir de recursos como os que a nossa Plataforma Sagaz oferece? Acesse logo o seguinte link https://linktr.ee/comercialvortex e entre em contato direto com algum representante da nossa equipe comercial. Comece a otimizar a qualidade do ensino oferecido por sua instituição hoje!