Hoje é o Dia do Orientador Educacional!

4 de dezembro de 2023


O dia 04 de dezembro se destina a ele que é um dos profissionais de grande relevância no âmbito da educação: o orientador educacional. E, neste post, você vai conhecer um tanto mais sobre as funções desempenhadas por essas pessoas em prol da melhor formação dos estudantes. 

Grande importância 

O orientador escolar faz parte da gestão escolar. Ele ajuda os jovens a lidarem melhor com dificuldades relacionadas às mais diversas disciplinas e são importantes no processo de formação dessa galera enquanto cidadãos críticos e proativos que eles precisam se tornar.  

Ou seja, sabe aquelas “pistas” que os alunos dão quando estão com problemas quanto ao processo de ensino-aprendizagem? Ou mesmo quanto à conduta que deve ser trazida à tona nas dependências escolares? Pois é. O orientador educacional é o profissional que conta com um poder de observação privilegiado com relação a esses parâmetros. E mais: eles podem ajudar os alunos a descobrirem suas reais vocações.  

Não para por aí

Além de tudo isso, o orientador educacional atua de forma conciliadora no ambiente escolar. Funciona, pois, como elo mediador de questões que são frequentemente debatidas entre professores e alunos; professores e direção; pais (ou responsáveis) e professores; alunos e direção. Ou seja, importância é o que não falta. Mas acredite: em não raras vezes esses profissionais não são reconhecidos como merecem. E o Blog da Vortex Educação, claro, não poderia deixar de destacar o papel fundamental que essas pessoas têm no contexto educacional!

Quem pode ser um orientador educacional?

Logicamente, a lida com tantas funções relevantes demanda uma formação que seja compatível com as muitas atribuições do cargo. Nesse caso, é necessário que esse profissional tenha curso superior de Pedagogia ou uma pós-graduação em Orientação Educacional.

Como celebrar o Dia do Orientador Educacional na sua instituição de ensino?

Conforme dito no início dessa matéria, o dia 4 de dezembro é o dia que traz esses profissionais como protagonistas no calendário escolar e não deve passar despercebido. Afinal de contas, elaborar e concretizar estratégias e intervenções qualificadas junto à instituição de ensino, à família e até mesmo à comunidade são ações que só são plenamente possíveis por parte de profissionais que, além de tudo, busquem a excelência na execução das suas missões diárias.

Logo, hoje é um ótimo dia para lembrar quão importantes são essas pessoas. E essas homenagens podem partir tanto de outros membros da gestão escolar, quanto dos próprios estudantes! Apresentações, confecções de cartinhas, poemas, lembrancinhas. Quaisquer ações de empatia, carinho e gratidão que, nesse contexto, sejam concretizadas, com certeza, transformarão esse dia em algo inesquecível e de extremo valor para todos.   

E aí, curtiu? Os orientadores educacionais têm de fato um papel de destaque na sua escola?