Sua escola promove uma educação inclusiva?

28 de agosto de 2023


Que o ambiente escolar precisa ser um ambiente plural e acolhedor para todos, a gente já sabe. Mas, na prática, a educação inclusiva ainda é uma realidade distante em muitas instituições de ensino.

O que é educação inclusiva? E o que é uma escola inclusiva?

Como o próprio nome sugere, educação inclusiva é uma educação que abraça as diferenças. Ela promove a inclusão e o respeito às diversidades, em seus mais diversos âmbitos. Através dela, todos, sem exceção, têm acesso pleno a tudo o que a educação tem para oferecer. Logo, uma escola inclusiva é a escola que inclui a todos sem discriminação, e a cada um, com suas diferenças. É uma escola que promove a aprendizagem de forma ampla e colaborativa, que oferece oportunidades iguais para todos e estratégias diferentes para cada um, de modo que todos possam desenvolver seu potencial.

Quais são os pressupostos que norteiam a educação inclusiva?  

A educação inclusiva parte da constatação de que (1) todos têm direito de acesso à educação. Outro ponto importante diz respeito ao fato de que (2) toda pessoa, independentemente das possíveis particularidades que são inerentes a cada indivíduo, é capaz de aprender e de ensinar. Contudo, isso se dá sem perder de vista que (3) cada pessoa vivencia o processo de ensino-aprendizagem de uma forma específica, singular, o que fomenta a necessidade de sempre se buscar um nível condizente de flexibilidade quanto às metodologias e as estruturas disponíveis para os estudantes. Outros aspectos igualmente importantes são: (4) os benefícios relacionados às vivências no ambiente escolar contemplam todos os estudantes; (5). Um ensino inclusivo diz respeito a todos.  

Ei, esse tema norteou um dos episódios do #NaRealCast, o podcast da Vortex Educação. Confira!

Sim! E para que você aproveite esse conteúdo é muito simples. Acesse https://linktr.ee/narealcast, escolha a plataforma da sua preferência (Spotify, Amazon Music, Deezer, Google Podcasts ou YouTube) e pronto! Por lá, você vai encontrar informações essenciais e completas acerca da educação inclusiva e das escolas inclusivas (e muito mais!). Agora, aproveite e assista ao corte 1 desse episódio bem legal que foi norteado por esse tema (vídeo abaixo).

É claro que todas as partes (direta ou indiretamente) relacionadas com o contexto escolar têm um papel a ser cumprido no âmbito do incentivo à educação inclusiva. Mas esses são assuntos para outras matérias sobre esse tema que, em breve, você também poderá conferir em nosso blog, ok? Então fique atento para que não perca nenhuma novidade! 

E aí, curtiu? A educação inclusiva é base do ensino oferecido por sua escola?