Sua escola prepara bem os seus alunos para o Saeb?

12 de maio de 2023


O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) diz respeito a um conjunto de avaliações externas que tem como um dos seus principais objetivos mensurar com eficiência a qualidade da educação básica brasileira. Sua aplicação é anual e contempla alunos das redes pública e privada (do 2º ano do ensino fundamental, até a 3ª série do ensino médio).

Marque na agenda

Em 2023, o Saeb será aplicado de 23 de outubro a 3 de novembro, com resultados previstos para serem divulgados em 24 de setembro de 2024.

Passo a passo

Por ocasião da implementação do Novo Ensino Médio e das diretrizes indicadas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), se tem em vista o cumprimento de algumas etapas quanto à consolidação gradual das novas matrizes. Para 2023, estão previstos testes de linguagens e matemática para os 5º e 9º anos do ensino fundamental e testes de ciências humanas e de ciências da natureza para o 5º ano do ensino fundamental. Tudo isso, claro, mediante uma estruturação de conteúdos perfeitamente alinhada à BNCC.

Grande importância

O Saeb oferece dados importantes que servem de guias para a implementação de políticas públicas mais eficientes. Além disso, ajuda na melhor compreensão de fatores que têm influência na performance dos estudantes (tais como aspectos econômicos, sociais e culturais). Como consequência, serve como ferramenta de combate à desigualdade na educação e, claro, ajuda a desenvolver a pesquisa na área da avaliação educacional.

O que a escola pode fazer em prol do melhor desempenho dos estudantes no Saeb?

Para começar, um trabalho de conscientização acerca da importância do Saeb é imprescindível. Assim os alunos tendem a ficar ainda mais motivados e a obterem resultados mais satisfatórios. Outro ponto importante se refere à união que precisa ser feita entre teoria e prática, com foco principalmente nos simulados. Eles são ferramentas que aproximam os estudantes da realidade que, logo mais, terão que enfrentar (especialmente quando são estruturados com base em questões guiadas por interpretações de textos e solução de problemas).

Saiba como a Vortex Educação pode turbinar essa preparação

A Vortex Educação oferece para os alunos das nossas escolas parceiras vários simulados qualificados que têm tudo para deixá-los ainda mais preparados não só para o Saeb, mas também para o ENEM. Assim, o nosso “Simula X” (como é conhecido nosso conjunto de simulados) inclui: provas inéditas; correção do simulado em vídeo comentado; correção via método T.R.I e premiação no ranking geral.

Os públicos que estão habilitados para desfrutarem de tudo isso são compostos por estudantes do Ensino Fundamental – Anos Finais e Ensino Médio e, com toda certeza, por meio do aproveitamento desse produto tão diferenciado, esses jovens passam a ter ainda mais condições para que possam apresentar as mais altas performances nas provas propriamente ditas.

Incrível, né? Então venha logo se juntar ao time das nossas escolas parceiras. É muito fácil! Basta que você acesse logo o seguinte link https://linktr.ee/comercialvortex e entre em contato direto com algum representante da nossa equipe comercial. Vamos, juntos, em prol de uma educação cada vez mais movida a resultados!