Encontros pedagógicos marcam o início letivo de 2024

22 de janeiro de 2024


Num cenário educacional em constante evolução, encontros pedagógicos despontam como momentos vitais de diálogo e colaboração. Assim, os educadores se reúnem para trocar experiências, explorar inovações e fortalecer as bases que sustentam o processo educacional tendo em vista as diretrizes existentes na Base Nacional Comum Curricular, BNCC.

 E foi exatamente isso que aconteceu na última sexta-feira, 19: houve a culminância de mais um encontro pedagógico que a Vortex Educação realizou em 2024 e, claro, o evento foi um grande sucesso. 

Quem participou? 

Dessa vez, professores das nossas escolas parceiras de Teresina, do interior do Piauí e algumas do Maranhão participaram. Nesse sentido, a importância do evento fala por si:

 “é o momento de fazermos Formação Continuada. É necessário que, a todo momento, nós  estejamos juntos aos professores passando para eles não apenas segurança quanto aos conteúdos dos livros, mas também informá-los e formá-los sobre a BNCC, que, apesar de ser de 2017/2018, ainda é algo muito recente no cotidiano escolar”, afirma Alex Romero, CEO da Vortex Educação.  

Por que a BNCC é tão importante? 

Porque ela apresenta mudanças relevantes em todos os segmentos de ensino, o que implica na necessidade de uma atualização constante por parte dos gestores, coordenadores e professores. No próprio documento, de caráter normativo, há todos os encaminhamentos a serem desenvolvidos ao longo das etapas da educação básica. 

Importância de encontros pedagógicos

Além do aprofundamento acerca de tudo o que propõe a BNCC, encontros pedagógicos: 

– proporcionam um ambiente propício para educadores compartilharem suas experiências, estratégias de ensino bem-sucedidas e desafios enfrentados em sala de aula;

– permitem a discussão de novas abordagens pedagógicas, tendências educacionais e a incorporação de métodos inovadores; 

– oferecem oportunidades para que haja o desenvolvimento profissional, por meio de workshops, palestras e debates; promovem um ambiente de aprendizagem mais inclusivo; 

– deixam os educadores mais motivados; criam uma cultura de aprimoramento contínuo;

– fomentam o alinhamento curricular e contribuem para a construção de um clima escolar mais saudável.  

Dessa forma, a cada encontro pedagógico oferecido pela Vortex Educação às suas escolas parceiras, se busca, entre uma série de outras frentes, “compartilhar e receber sugestões, apontamentos dos professores que usam nossos materiais didáticos, todos os dias, Brasil afora”, finaliza Alex. 

E aí, curtiu? Tema bem importante, né? Agora nos diga: os professores da sua escola desfrutam de bons encontros pedagógicos com frequência?