Você conhece a importância do Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência?

19 de fevereiro de 2024


O Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência foi celebrado no dia 11/02. E essa data teve como foco a incrível contribuição feminina para o avanço da ciência e da tecnologia. Ou seja, esse marco não apenas reconhece as conquistas das mulheres cientistas, mas também inspira jovens que se interessam pela ciência a explorarem este vasto universo. 

Nas escolas, essa celebração tomou diversas formas, desde atividades práticas até discussões envolventes, que promoveram um ambiente inclusivo e estimulante para todas as mentes curiosas. 

Grande importância 

O Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência destaca a importância da equidade de gênero no campo científico. Reconhecer e celebrar as mulheres que desbravam fronteiras na ciência não só quebra estereótipos, mas também incentiva a diversidade de perspectivas e talentos. Consequências essas que são essenciais para que haja o progresso científico em escala global. 

Agora, vem a pergunta: como aproveitar o significado dessa data para se viabilizar atividades enriquecedoras no âmbito escolar ao longo de todo o ano? Bem, diversos caminhos são possíveis. Confira alguns deles na sequência!  

Palestras inspiradoras e projetos científicos colaborativos 

Convidar mulheres cientistas para compartilharem suas experiências e jornadas profissionais com certeza é algo que vai inspirar muitas alunas a explorarem carreiras científicas. Assim como projetos científicos colaborativos, por meio dos quais são desenvolvidos senso de colaboração e o próprio pensamento científico. 

Tem mais 

Que tal organizar uma feira de ciências que destaque projetos liderados por meninas? E/ou mesmo organizar debates em torno desse tema? E/ou sugerir a produção de workshops práticos, por meio dos quais as alunas possam experimentar atividades científicas e tecnológicas de forma hands-on, estimulando o interesse desde cedo? 

Ao se vivenciar, nas escolas, a importância da participação das Mulheres e Meninas na Ciência, se está moldando o futuro. Afinal, é através desse tipo de iniciativa que se incentiva a próxima geração de cientistas a seguir seus sonhos, independentemente de questões relacionadas a gênero.