Suporte socioemocional é fundamental no desenvolvimento integral dos alunos

26 de julho de 2024


Desenvolver as habilidades socioemocionais dos alunos e acolher toda a família são práticas escolares essenciais para o desenvolvimento integral dos estudantes, preparando para uma vida equilibrada e bem-sucedida. Tão importante quanto as aulas de Ciências e Matemática, as escolas estão investindo cada vez mais em um olhar humanizado para os processos individuais dos alunos, incluindo o engajamento das turmas em ações que desenvolvam valores como a empatia, resiliência e a capacidade de comunicar seus sentimentos.

O suporte socioemocional é o conjunto de práticas que buscam desenvolver habilidades emocionais e sociais em estudantes. Essas habilidades incluem a capacidade de reconhecer e gerenciar emoções, estabelecer e manter relacionamentos saudáveis, tomar decisões responsáveis e lidar de forma construtiva com situações desafiadoras.

Projeto Baobá é suporte prático

Oferecendo um material de suporte para ações das escolas nesse sentido, a Vortex Educação conta com uma linha chamada Projeto Baobá. Os livros foram construídos em conformidade com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e tem como objetivo principal promover o desenvolvimento de habilidades socioemocionais que propiciem aos aprendentes um crescimento na responsabilidade por suas atitudes e na capacidade de lidar e coordenar suas emoções.

As atividades são voltadas para a conscientização sobre a importância de se conhecer e cultivar um relacionamento saudável com o mundo ao redor, contribuindo, inclusive, para um melhor desempenho na escola, em casa e na sociedade. As escolas utilizam o Baobá para tecer essa rede de apoio fundamental, que sustenta o aprendizado e a jornada, plantando sementes de compaixão, crescimento pessoal e harmonia.

A coleção produzida pela Vortex é um convite para explorar, compreender e nutrir habilidades além dos conteúdos curriculares. A proposta é de organização de espaços seguros e acolhedores, com ênfase à jornada de autoconhecimento, relações e emoções.

O projeto é, portanto, um agente de conexão e facilitador para o desenvolvimento de uma postura protagonista nos alunos, contribuindo para tomadas de decisões assertivas, alinhadas com suas competências e habilidades. O Baobá é referência na formação de jovens atuantes e protagonistas na sociedade, oferecendo ferramentas de autoconhecimento para lidar com esse misto de emoções e possibilidades que o mundo apresenta atualmente.

Família faz parte do processo

Todo o trabalho de desenvolvimento das competências socioemocionais deve ser alinhado com os pais, com orientações sobre como fornecer suporte contínuo. Cuidar do pleno crescimento das crianças é um trabalho conjunto da escola e das famílias, incentivando atitudes positivas e enfrentando obstáculos comportamentais na construção de seus projetos de vida.

Adquira agora mesmo o material do Projeto Baobá

⁠