Descubra 5 maneiras de tornar seu currículo escolar ainda melhor!

26 de fevereiro de 2024


Aqui vão mais dicas valiosas para você aperfeiçoar seu currículo escolar e se destacar ainda mais!

Já postamos um conteúdo incrível com a temática com mais dicas. Confira: (https://vortexeducacao.com.br/geral/dicas-de-como-potencializar-o-curriculo-escolar-parte-um/)

1. Avaliação formativa 

Provas tradicionais há tempos se mostram defasadas quanto ao nível de eficácia que envolve suas aplicações. Uma boa mensuração de conhecimentos, na prática, é bem mais complexa. Por isso, integrar práticas de avaliação formativa, incluindo instrumentos que avaliem as competências e habilidades propostas pela BNCC, é essencial.  

2. Atividades práticas e projetos 

Incentivar a realização de atividades práticas e projetos que possam ser aplicados no contexto da comunidade, proporcionando uma conexão mais direta entre o aprendizado em sala de aula e a vida real é outra ação inovadora que tem tudo para render ótimos resultados. Além de ajudar no desenvolvimento de parâmetros como empatia e consciência social, os estudantes tendem a se motivarem ainda mais tendo em vista cada uma dessas experiências enriquecedoras.  

3. Tecnologia como ferramenta pedagógica 

Um ótimo exemplo para ilustrar este tópico é a Plataforma Sagaz, plataforma educacional que a Vortex Educação oferece para estudantes e professores das nossas escolas parceiras. Através dela, os usuários têm acesso a diversos recursos que ajudam bastante na rotina escolar e no processo de ensino-aprendizagem. 

O estudante conta com trilha de aprendizagem por disciplina; livros digitalizados; quizzes para serem respondidos em casa e também na sala de aula; curadoria de vídeos; monitoria com aquela pegada de fórum e relatórios de rendimento

O professor, por sua vez, também conta com vários recursos incríveis, tais como: aba para formação continuada dos professores; capacitações do projeto de vida e dos itinerários formativos; banco com mais de 80 mil questões; aba para envio de arquivos para as turmas; ambiente de agenda e livro do professor digitalizado

Ou seja, nada melhor do que integrar a tecnologia de maneira estratégica no processo de ensino-aprendizagem, utilizando recursos digitais para enriquecer o aprendizado e promover a inovação educacional. 

4. Diálogo contínuo com a comunidade

Dessa forma, outra ação bem legal consiste em envolver pais (ou responsáveis) e a comunidade como um todo no processo educacional, estabelecendo um diálogo contínuo sobre as práticas pedagógicas e metas educacionais definidas pela BNCC. 

5. Avaliação e melhoria contínua 

Por fim, é muito interessante que haja uma implementação de mecanismos de avaliação do currículo escolar. A ideia é que haja um monitoramento constante da sua eficácia e que os ajustes necessários sejam feitos, em conformidade com as novas demandas educacionais. 

Torne-se um parceiro da Vortex Educação

Que tal você se tornar agora um parceiro da Vortex Educação e poder usufruir de recursos como os que a nossa Plataforma Sagaz oferece? Acesse o seguinte link https://linktr.ee/comercialvortex e entre em contato direto com algum representante da nossa equipe comercial. Comece a otimizar a qualidade do ensino oferecido por sua instituição hoje!